TV Assembleia

Inicial | Notícias | Fale Conosco
19-04-19 16:09

Exclusivo - Arcebispo Dom Jacinto destaca Mistérios da Fé, aumento vocacional e a Igreja no atual contexto social

O arcebispo de Teresina concedeu entrevista exclusiva ao programa Palavra Aberta
O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, em entrevista exclusiva ao programa Palavra Aberta, direto do Centro Pastoral Paulo VI, aborda sobre a Semana Santa e os Santos Mistérios da Fé: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Destaca ainda o crescimento do número de vocações religiosas entre os jovens, transformação e papel da Igreja Católica no atual contexto social. O arcebispo explica sobre a importância desse período da Semana Santa para os cristãos e o que ele representa para a humanidade. Salienta ainda sobre as várias pastorais da Igreja que atuam nos mais diversos segmentos da sociedade.

Dom Jacinto fala sobre o evento religioso "Teresina Ressuscita com Cristo", que há a cada edição reúne dezenas de milhares de fiéis todos os anos, sempre no Domingo de Páscoa, que este ano ocorre neste domingo, dia 21 de abril. Nessa 5ª edição, a programação também está prevista para iniciar com concentração, a partir das 16 h no Parque Potycabana. É um momento de acolhida com cânticos e louvores e que será seguido pela procissão. A caminhada tem como destino final o Complexo da Ponte Estaiada, na Avenida Marechal Castelo Branco, onde será celebrada a Santa Missa da Ressurreição, presidida pelo arcebispo metropolitano.

O religioso também ressalta as ações da Igreja em torno da tragédia que decorreu das fortes chuvas que caíram em Teresina nesse período. Gestos de solidariedade, segundo ele, foi o que mais lhe chamou a atenção, principalmente das pessoas mais humildes. Aborda ainda sobre a Internet, o bem que ela representa através das mídias sociais. Mas lamenta que essas ferramentas muitas vezes são usadas para o mal.

Sobre o momento atual da Igreja Católica no Brasil, o arcebispo faz uma reflexão do seu papel transformador e de transformação. "A nossa Igreja vive um momento delicado diante de grandes mudanças, diante de uma realidade nunca vista e imprevisível em todos os sentidos: político, econômico, social e religioso", frisa Dom Jacinto. "Mas uma coisa é verdade: a Igreja tem acordado mais para o seu papel nas periferias das cidades, para a dimensão da proximidade com os fiéis e tem despertado mais o laicado, leigos e leigas, na sua missão específica dentro do seu papel evangelizador que nos assiste no meio da sociedade", argumenta. 

Vemos um incremento das vocações sacerdotais, o que parece quase uma contradição. Quando cheguei a Teresina, em 2012, por exemplo, tínhamos 13 seminaristas; ano passado tínhamos 34; este ano temos 51. Há um crescimento significativo de vocações. Quase não temos vagas nas oito dioceses do Piauí. Isso significa que há uma retomada da juventude por certos valores religiosos. Há um incremento muito maior da vida da Igreja nas famílias. Estamos num momento de esperança", assinala.


Edição Site TV Assembleia

Fonte: TV Assembleia - Programa Palavra Aberta
Imagem. TV Assembleia
Produção: André Linhares e Raquel Sampaio
Apresentação: Gérson Rezende




mais noticias




R. Desembargador Mota, Sem Número - Monte Castelo - Teresina/PI (86) 3326 2300 e (86) 3326 2301
Copyright © 2013 - Assembleia Legislativa do Piauí