TV Assembleia

Fale Conosco | Notícias
07-08-20 08:59

Parque Ambiental da Macaúba reabre e frequentadores cumprem orientações de segurança

O Parque Ambiental da Macaúba, localizado na zona sul de Teresina, voltou a funcionar parcialmente nessa em horários flexibilizados. Nesta primeira etapa o local será reaberto exclusivamente para a prática de atividades físicas individuais.


Os frequentadores seguiram as medidas de segurança para minimizar os riscos de infecção pela Covid-19, como o uso obrigatório de máscara e respeito às demarcações feitas nos espaços para garantir a distância mínima.

Nesta semana, o local funcionará até sexta-feira (07), das 6h às 9h e das 16h às 19h. Essa limitação nos dias de reabertura deve-se ao prolongamento do lockdown parcial, que estabelece restrições das atividades econômicas e sociais nos dois primeiros finais de semana do mês de agosto, a fim de melhorar os índices de isolamento na cidade durante esse processo de retomada de diversos setores.

Logo na entrada, é disponibilizado álcool em gel para as pessoas e realizada checagem rápida de temperatura corporal com termômetro sem toque, bem como material para higienização das mãos nos banheiros. Atividades físicas como caminhadas, alongamentos, corridas e treinos funcionais podem ser praticadas livremente, exceto em grupo.

“Depois de quatro meses, volto ao parque com muita felicidade, porque esse espaço é uma maravilha, é a alma do bairro Macaúba e das comunidades vizinha. Estou gostando de ver a organização dessa reabertura e espero que todos sigam as regras“, conta Maria de Lourdes Mesquita, moradora da região e frequentadora do parque desde a inauguração, há aproximadamente um ano.

Segundo secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), Olavo Braz, a volta das atividades nos parques ambientais de Teresina exige muita cautela, pois esses espaços públicos são muito atrativos. “Os parques ambientais são espaços capazes de proporcionar mais qualidade de vida para a população, mas reabri-los para possibilitar tal benefício é algo que precisa ser feito de modo lento e responsável, pois ainda estamos em uma crise pandêmica. Todas as medidas que temos adotando nessa volta gradativa são norteadas pelos decretos municipais e estaduais, bem como as orientações do Comitê Gestor de Medidas para Enfrentamento da Pandemia Coronavírus, ligado à Prefeitura de Teresina”, explica o secretário.

O retorno das atividades dos parques ambientais está sendo guiado por um protocolo específico de medidas de segurança, higiene e comportamento, que visam reduzir as chances de infecção pela Covid-19, como o uso obrigatório de máscara e respeito às demarcações de distanciamento social. Em todas as áreas foram afixados cartazes com orientações básicas que devem ser cumpridas pelo público desses locais.

Nesse primeiro momento, apenas atividades físicas individuais poderão ser praticadas no local. A academia popular e o campo de futebol continuam vetados nesse primeiro momento, assim como a comercialização de produtos na parte interna e externa do parque ambiental.


Com informações Ascom/Semam / TV Assembleia



Imagem: TV Assembleia/Ascom/Semam







mais noticias




R. Desembargador Mota, Sem Número - Monte Castelo - Teresina/PI (86) 3326 2300 e (86) 3326 2301
Copyright © 2013 - Assembleia Legislativa do Piauí