TV Assembleia

Fale Conosco | Notícias
20-12-17 10:00

Como cuidar do sorriso depois de comer doces?

Estudos recentes indicam que o principal problema não é a quantidade de açúcar que ingerimos, mas sim a frequência que consumimos alimentos açucarados.
Bala, chocolate, refrigerante, torta, sorvete, milk-shake.. a quantidade de alimentos açucarados é tamanha que fica quase impossível resistir, certo?  Mas, a medida que aumenta do consumo de açúcar ao redor do mundo, - algo que é registrado ano a ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS) -, os dentistas intensificam a batalha contra este que é considerado o pior inimigo da saúde bucal.

Estudos recentes indicam que o principal problema não é a quantidade de açúcar que ingerimos, mas sim a frequência que consumimos alimentos açucarados. O motivo é que, ao consumir estes produtos, os dentes ficam expostos a um meio ácido (pH baixo), provocando a desmineralização tornando-os sensíveis. Além disso, o açúcar favorece a formação da placa dental, deixando os dentes mais suscetíveis à carie.

Portanto, os especialistas recomendam consumir açúcar com moderação e redobrar o cuidado com a saúde bucal depois de comer esses alimentos ou bebidas. 

De acordo com a Dra. Sandra Kalil, membro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), é essencial escovar os dentes com creme dental fluoretado e usar fio dental depois de comer açúcar.

"Se não for possível escovar logo os dentes, é recomendado fazer bochechos com água ou tomar ao menos um copo de água logo depois de ingerir o alimento", recomenda a especialista.

Beliscar entre as refeições, um hábito ruim para o sorriso

Quem não gosta de comer alguns lanchinhos entre as refeições? Seja por fome, ansiedade, prazer ou simplesmente por tédio, muitos de nós estamos acostumados a beliscar doces e outras guloseimas no período entre o almoço e a janta. Este hábito, além de prejudicar a dieta e saúde em geral, traz consequências para a boca.

Toda vez que comemos, as bactérias que estão naturalmente na nossa boca começam a fermentar os açúcares presentes nos alimentos e transformá-los em ácidos que reduzem o pH da cavidade oral. Esses ácidos, se não são removidos, começam a danificar o esmalte dos dentes, podendo levar inclusive à perda da peça dental.

Quando passamos o dia beliscando guloseimas, estamos constantemente estimulando as bactérias a agir. E como não escovamos os dentes com a mesma frequência, os restos de comida acabam agindo por mais tempo em nossa boca.


Para proteger os dentes deste hábito, especialistas em saúde bucal recomendam uma ingestão moderada de alimentos entre as refeições, que inclua alimentos que protejam o esmalte dental, como vegetais, queijos e peixes.

Assim você acaba cuidando não só da sua boca, mas do corpo inteiro.


Edição Site TV Assembleia PI



mais noticias




R. Desembargador Mota, Sem Número - Monte Castelo - Teresina/PI (86) 3326 2300 e (86) 3326 2301
Copyright © 2013 - Assembleia Legislativa do Piauí